criatividade

ócio criativo

Estamos o dia todo sendo bombardeados de informação e afazeres. Parece mesmo que o tempo está passando mais rápido né? Mas essa sensação nada mais é do que nossa constante luta para driblar ou multiplicar o tempo. Queremos fazer, fazer e fazer, mais e mais coisas. No home office isso ainda se intensificou, pois teoricamente temos mais tempo (economizamos deslocamento)… #sqn né?

E é por isso que precisamos adotar o ócio criativo. Por exemplo quando desconectamos do nosso trabalho e focamos em uma atividade de lazer prazerosa em alguns momentos do dia potencializamos nossa mente criativa, e voltamos ainda mais produtivos. Ou quando paramos tudo que estamos fazendo simplesmente para pensar, planejar, sonhar. Sim, é preciso sair do piloto automático e parar, com equilíbrio.

A expressão “ócio criativo” foi criada pelo sociólogo italiano Domenico de Masi para explicar como um tempo livre ou o justo equilíbrio entre trabalho, estudo e descanso favorece a criatividade. Segundo ele: “O ócio criativo é fundamental para se poder trabalhar. Cada vez mais nós estamos workaholics, cada vez mais imersos em atividades que exigem a nossa atenção imediata, prática, cronológica. Isto nos torna pessoas cada vez menos produtivas. É preciso o ócio criativo, no sentido da capacidade de pensar, ter ideias, estabelecer estratégias, dar passos seguintes, o que é diferente de se viver imerso nesse oceano de ações cotidianas.”

E aí o que você vai fazer no seu ócio criativo? (Ou melhor, não vai fazer!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Olá! Qual a sua dúvida?
Olá! Qual a sua dúvida?